Saturday, February 27, 2010

Survival Game - Afinal, o que é isso? Airsoft




(imagens do site oficial da Tokyo Marui)

A postagem de hoje tem tudo haver com o Código Sagrado. Como vocês já devem ter percebido, fazemos um trabalho de pesquisa bem detalhado, para que o quadrinho seja bem fiel à realidade.

Na criação dos personagens, decidimos que as armas usadas pelos mesmos teriam uma história por trás delas. Então vocês perceberão com a evolução da HQ, que cada personagem do Código possui armas preferidas. Para isso, tivemos que pesquisar sobre armas de fogo, e é claro, saber desenhá-las de maneira fiel.

Como minha mãe é japonesa, em suas viagens, ela trouxe para mim, réplicas de armas de fogo. Essas réplicas são chamadas de simulacros aqui no Brasil: elas possuem o formato, tamanho e peso quase idêntico ao real. A legislação atual não permite mais que essas réplicas sejam comercializadas aqui, pois elas estavam sendo usadas para assaltos e roubos, pois é muito difícil sua identificação.

Pra mim, possuir réplicas de airsoft foi de uma ajuda tremenda, pois desenhá-las tornou-se uma tarefa bem simples, diferente de ter que ficar imaginando-as. Isso nos levou a conhecer mais sobre sua fabricação e uso.

No Japão, como a venda de armas de fogo é restrita às forças policiais e militares, as réplicas são vendidas normalmente. A maior e mais famosa fabricante de réplicas japonesas chama-se Tokyo Marui: ela produz as famosas armas de airsoft.

No Japão e em outros países do mundo, essas réplicas são usadas para um jogo de táticas, o survival game. Nele, duas equipes são formadas e colocadas em um campo para uma disputa. Esferas de 6mm são disparadas pelas réplicas, e se você for alvejado no corpo em partes pré-determinadas pelos grupos, você está eliminado do jogo.

Em termos de regras, ele é muito similar ao paintball, onde as armas disparam marcadores de tinta que se violam com o impacto gerado pelo gás propelente. No entanto, diferente do paintball, o airsoft não marca com tinta - o adversário deve usar o que chamamos de FAIR PLAY, ou em tradução literal, jogo justo/limpo: caso você seja alvejado, deve sair do campo, pois o adversário não tem como saber se o tiro foi certeiro ou não.

Bom, no Brasil, a prática de airsoft é menos difundida que o paintball. Possuir um simulacro hoje é extremamente burocrático e caro, o que está dificultanto o crescimento da prática no Brasil.

Fique por dentro das armas usadas no Código Sagrado!
Site oficial da Tokyo MARUI (em japonês): www.tokyo-marui.co.jp/index2.html

OS POLICIAIS CORRUPTOS (PRELÚDIO: INIMIGO IMORTAL)
Os policiais corruptos que tentam dar proteção a Daniel Draven no prelúdio do Código, usam pistolas padrão da polícia paulistana: a famosa PT-92.

A PT-92 é uma cópia idêntica da pistola Beretta 92, produzida pela TAURUS SA. É uma pistola segura, com ação dupla (isto é, quando você aciona o gatilho, ela puxa e solta o martelo), com capacidade para 15+1 tiros, na versão 9x19mm Parabellum.

(a PT-92 nas mãos de um dos policiais na página 8 do Código Sagrado)

PT-92
Tipo: ação dupla
munição: 9x19mm Parabellum
peso: 960g (descarregada)
comprimento: 216mm
comprimento do cano: 127mm
capacidade: 15+1
(imagem do site oficial da Tokyo Marui)

No comments: