Wednesday, April 14, 2010

Terror - "A vingança de Cropsy"(The Burning, 1981)


E vamos para mais um filme de terror que marcou a minha infância...XD

Estou falando de um filme que passou no SBT, chamado "A vingança de Cropsy", título para o filme The Burning, de Tony Maylam, lançado em 1981.

Comentei um dia para meus irmãos que tem um santo da madrugada no SBT, pois já repararam como bons programas passam de madrugada no SBT? Seriados como Cold Case, Supernatural e outros passam altas horas da madrugada...outros filmes também passam nesse horário...Um de meus irmão chegou a fazer o seguinte comentário: "Acho que o chefe dele (do santo) chega no final do expediente e diz - aí, tá na sua mão, faz o que você quiser..." daí o camarada pega programas que ele acha mais bancana e coloca no ar...ninguém vai assistir mesmo, pensou o chefe...XD

Enfim, comentários de lado..."A vingança de Cropsy" foi um filme do tipo "mutilação frenética", mas que me marcou muito, pela violência gratuita, coisa que não estávamos muito acostumados a assistir...apenas em alguns poucos filmes como Sexta-Feira 13 e A hora do pesadelo. Esses filmes me atraíam muito com o apelo do terror, e claro, pela curiosíssima maquiagem e efeitos especiais (que hoje me fazem mais rir do que assustar, mas valeram todos os sustos na época... e valem até hoje).

A sinopse é muito simples: o zelador de um campo de verão alcóolatra, apelidado de Cropsy por causa da enorme tesoura de jardinagem de carrega, é cruelmente desfigurado pelas chamas causada por um acidente, consequência de uma brincadeira feita pelos jovens que estavam acampando naquele verão. Cinco anos depois, ele sai do hospital e resolve se vingar.


(Obrigada, Tom, por estragar meu café da manhã...XD)

Tony Maylam fez um ótimo trabalho, com muito sangue jorrando e cenas macabras, com a ajuda do maquiador e técnico de efeitos especiais Tom Savini, que fez a maquiagem dos filmes Dawn of The Dead e CreepShow.

A música de Rick Wakeman me fez ficar arrepiada e gélida de terror! Me faz lembrar a música do jogo Clock Tower 2 para PlayStation. Aliás, o protagonista no jogo é um serial killer com uma tesoura gigante, acho que uma referência direta do filme. Falarei sobre o jogo futuramente...

No elenco, ninguém menos que Holly Hunter (ganhadora do Oscar de Melhor Atriz, para o filme O Piano de 1993), Jason Alexander (o ator que faz o papel do figuraça George Costanza no seriado Seinfeld), Fisher Stevens (ator que fez vários papéis secundários, mas bem legais, em Curto Circuito, O que é isso Companheiro? e em seriados de TV - Friends, Edição de Amanhã, Law&Order e Lost), Larry Joshua (também fez vários papéis secundários mas bem legais, em O sangue de Romeu, Dança com Lobos, O Sombra, The X-files e Homem-Aranha ) e Ned Eisenberg (que atua no seriado Law&Order).

Claro que o filme teve uma série de cortes por causa de seu alto grau de violência, no entanto, todas as cenas que foram cortadas, foram incluídas num DVD lançado em 2007, junto com muito material extra.

Filme de terror imperdível! E muitos de vocês conhecem, não é mesmo?
Um beijo das trevas para todos!

1 comment:

nightrider said...

Meu amigo,assisti muito este filme no SBT!Pena que tem uma alma amaldiçoada que tem ele dublado,mas não vende uma cópia!Não é o fim do mundo??Ótimo post!