Thursday, April 01, 2010

As armas do Código - DESERT EAGLE .50

Hoje eu vou falar sobre a arma de Maviel: a Desert Eagle .50 AE.

Primeiramente, esta não era idéia desde o princípio, como já disse anteriormente, a arma de Maviel inicialmente era uma SIG SAUER P230 com silenciador.

Mas eu resolvi modificar para uma DE .50 depois de planejar um roteiro novo para o personagem. Já adianto para vocês que a DE não é a minha pistola preferida...pra falar a verdade, é uma das armas que menos gosto. Por isso a escolhi para ser usada nesse primeiro arco de histórias do Código Sagrado.

Existe uma relação muito importante das armas dos personagens na história: todas elas possuem uma ligação com a história deles, e muitas vezes vocês poderão perceber que existe um laço afetivo do personagem com a história daquela arma. Gostei de fazer isso para um personagem, acabei levando essa idéia para outros personagens também.

A pistola de Maviel foi presente de um oficial amigo que acabou morrendo em serviço. Por consideração à sua amizade, Maviel ficou com a sua arma. Essa é uma história que será contada na HQ do Código.

Sobre a pistola: a DE foi inicialmente projetada por Bernard C. White, da Magnum Research, que patenteou um mecanismo de pistola operada por gás em 1983. Esse projeto estabeleceu o desenho básico da DE. Ela foi desenhada originalmente como um revólver, mais tarde, ela foi redesenhada para ser uma pistola semi-automática. Uma segunda patente foi registrada em Dezembro de 1.995, depois do desenho ser refinado pela IMI (Israel Military Industry) para produção.

A DE usa um sistema de gás normalmente utilizado em rifles, em oposição aos sistemas de recuo-curto (short recoil) ou blow back mais comuns em pistolas semi-automáticas. Diferentemente de muitas dessas pistolas, o cano não se move durante o fogo. Quando uma cápsula é disparada, os gases são acumulados num pequeno orifício próximo a culatra. Esses gases são levados para frente, por um tubo que fica abaixo do cano, até um cilindro, localizado pouco abaixo de sua boca. O ferrolho à parte, possui um pequeno pistão que se encaixa ao cilindro; os gases acumulados propelem o ferrolho para trás. Esse sistema é muito parecido com o utilizado no rifle Ruger Mini-14.

A vantagem de se usar um sistema de gás, é que podemos utilizar cartuchos mais potentes, fazendo com que a DE possa competir em uma área onde os revólvers do tipo magnum dominam. Em contrapartida, o sistema de gás exige um desenho maior para a pistola e a utilização de munição descamisada pode travar o sistema, porque as partículas geradas durante o disparo podem adentrar no cilindro. (tradução feita com base no texto do wikipedia)


(Maviel e sua DE em ação, na página 17 do Código Sagrado)



Desert Eagle .50 AE

Tipo: sistema de gás
Munição: .50 AE
Peso: 1.998g
Comprimento: 273.1mm (6 polegadas)
Comprimento do cano: 152.4mm (6 polegadas)
Capacidade: 7+1

(imagem do site oficial da Tokyo Marui)

No comments: