Friday, March 12, 2010

Homenagem - GLAUCO (1957-2010)


Algumas palavras em homenagem ao Glauco...

Existem muitas coisas que moldam nossa personalidade e fazem aquilo que somos hoje. Gosto de pensar sobre isso muitas vezes: o que nós somos. Assisti a um longa metragem animado chamado "Ghost in the Shell", de Masamune Shirow.

Ele conta a história de um grupo de elite especial, formado por andróides e ciborgues, num futuro não tão distante. O grupo enfrenta um vírus de computador que torna-se consciente e começa a tomar o corpo de robôs e andróides para cometer crimes.
Em uma das cenas, a personagem principal (que é uma andróide) está enfrentando o vírus, que lhe pergunta o que ela é: humana ou máquina. Ela entra em crise, pois não sabe responder a questão.

Em termos de forma, ela é tão humana quanto qualquer outro. Mas por dentro, ela sabe que é uma máquina. No Brasil, o título ficou "O fantasma do futuro", o que perdeu a sacada do título original, algo como "O fantasma na casca".
É o mesmo conflito gerado no filme "O Homem bicentenário", com Robin Williams, baseado num conto de Isaac Asimov e Robert Silverberg.

Se colocássemos nosso cérebro num corpo de robô, ainda assim seríamos considerados humanos? Se sua resposta for sim, então entendemos: o que nos torna humanos são nossas memórias e pensamentos.

Dito isso, volto a falar da importância do Glauco na minha vida. Uma das coisas que mais tenho satisfação de lembrar, era da minha adolescência. Acho que não sou diferente de muitos vocês. O primeiro beijo, o baile dançando agarrado, as decepções também...

O cinema com os amigos, os jogos de RPG, juntar a galera pra jogar Mega-Drive, Super NES...Tudo isso junto nos fez as pessoas que somos hoje. E meu irmão mais velho. Que me mostrou o caminho dos quadrinhos...que delícia lembrar das revistas que ele comprava!

Claro, ele já ganhava o dinheirinho dele...e podia comprar o que ele quisesse nas bancas. Li tudo que ele comprou: O Cavaleiro das Trevas, O Messias, Wolverine e Destrutor, American Flag, Rockteer, Conan...entre outros. E Glauco estava aí no meio: CHICLETE COM BANANA. Quem não lembra? Não ter lido Chiclete com banana na adolescência é um crime pros quadrinhistas da minha geração...

E Geraldinho na Folhinha de São Paulo, encarte infantil da Folha de São Paulo?
E Geraldão? Los Três Amigos?

Adeus, Glauco...

Fica aqui a minha homenagem, pois sem quadrinhos, minha vida não tem significado algum.

No comments: