Friday, March 05, 2010

Terror - "Pague para entrar, reze para sair" (The Funhouse)

Sabe daqueles filmes que a gente assiste quando é mais novo e nunca mais esquece? Pois é, "Pague para entrar, reze para sair" é um deles.

Vocês já sabem que eu A-D-O-R-O filmes de terror. Mas esse filme tem um gostinho de infância...e essas coisas é que dão suporte para aquilo que gostamos hoje. Tudo aquilo que assistimos, comemos, ouvimos, brincamos e lemos quando éramos mais jovens, torna-se referência para tudo o fazemos hoje.

A Michelle Ramos, site Zine Brasil (http://zinebrasil.wordpress.com/), em uma entrevista rápida concedida pela internet, na época do lançamento da HQ Código Sagrado, perguntou-me quais eram as minhas referências, que respondi: muito folclore, hq`s, animação e FILMES DE TERROR!

Quando mais nova, de férias no interior de São Paulo, meus pais costumavam dar uns trocados para podermos tomar sorvete e alugarmos filmes na lojinha perto de casa. Já era quase um hábito eu levar um filme de terror quando o trabalho de alugar um VHS ficava por minha conta! XD

Estavam tão acostumados com minha preferência, que quando eu chegava em casa falavam: "que filme de terror você pegou hoje?". Meus irmão reclamavam que os filmes eram péssimos (apesar de assistirem a todos, talvez por não terem alternativa...), e eu sempre dizia: "Da próxima vez, vai você então...XD" Nas próximas postagens, terei prazer de falar sobre todos eles...

"Pague para entrar, reze para sair", conta a história de Amy, que contra a vontade do pai, vai para um parque de diversões com o namorado e um casal de amigos. Eles decidem passar a noite dentro da Funhouse (que dá o nome no título original), que mais parece uma casa de show macabra.


(retirado do blog http://porquever.blogspot.com/)


Eles acabam testemunhando um crime, e quando tentam fugir desesperadamente, descobrem que estão trancados na diversão. Seus agressores sabem disso...e agora, será que eles vão conseguir escapar da FUNHOUSE?

Dirigido por Tobe Hooper, que mais tarde acabaria se tornando um de meus diretores preferidos, fez também "O Massacre da serra-elétrica" (The Texas Chain Saw Massacre, 1974), "O Massacre da serra-elétrica 2" (The Texas Chain Saw Massacre 2, 1986), "Poltergeist" (Poltergeist, 1982), entre outros.



"Pague para entrar, reze para sair" (The Funhouse)
Diretor: Tobe Hooper
Escrito por: Lawrence Block
Data de estréia: 13 de Março de 1.981 (EUA)
Gênero: Terror.Claro!
Com: Elizabeth Berridge, Shawn Carson, Jeanne Austin, Jack McDermott, Cooper Huckabee



Curiosidades: o assassino bruto foi interpretado por Wayne Doba, ator de teatro que também fez um personagem no filme Scarface.
A criação dos efeitos de maquiagem foram feitos por Rick Baker (de Guerra nas Estrelas, King Kong, Greystolk).
O parque de diversões usado no filme é um parque de verdade, que foi desmontado de Akron, Ohio e remontado em Miami, Flórida para a filmagem.

(tirado do blog http://porquever.blogspot.com/)

No comments: